Bushido - O caminho do guerreiro

Bushido - O Caminho do Guerreiro

 

Bushido significa literalmente, ‘Caminho do Guerreiro’ - Era um código de honra não escrito e um modo de vida para os Samurais ( a classe guerreira do Japão feudal ou bushi), que fornecia paramentos  para esse    guerreiro viver e morrer com honra.

 

‘Seguir o Bushido, é dar ênfase à lealdade, fidelidade, auto sacrifício, justiça, modos refinados, humildade, espírito marcial e honra acima de tudo, morrer com dignidade.

 

Bushido é influenciado pelos conceitos  do Budismo, Xintoismo e Confucionismo. A combinação dessas   doutrinas formaram o código de honra do Guerreiro Samurai, conhecido como Bushido.

 

No geral guerreiro é aquele que busca o seu próprio caminho. Muitas pessoas podem estar perfeitamente a procura de algo. Guerreiro é a pessoa que tem um objectivo, que por meio deste, passa a ter consciência de suas capacidades e limitações. Através dessa consciência, o guerreiro atinge a sua meta, combinada com vontade de vencer fraquezas temores e limitações.

 

Cada pessoa escolhe o seu caminho, já que existem vários caminhos como o caminho da cura pelo médico, o caminho da literatura pelo poeta ou escritor, e muitas outras Artes e habilidades. Cada pessoa pratica de acordo com a sua inclinação. Por isso pode-se chamar de guerreiro aquele que segue o caminho especifico.

 

Porém no Bushido, a palavra guerreiro significa muito mais do que isso. O termo Bushi não pode ser designado a qualquer um. O Bushi é deferente, pois os seus estudos o caminho baseiam-se em superar os homens. A casta guerreira se distingue das demais  por sua fidelidade e honra, a palavra do guerreiro vale mais do que tudo.

 

Quando o guerreiro assume uma responsabilidade, mantêm a sua palavra. Os que prometem e não cumprem, perde respeito próprio, tem vergonha de seus actos e sua vida consiste em fugir, gastam mais energia dando desculpas para desonrar sua palavra, do que o guerreiro usa para manter o seu compromisso.

 

O caminho do guerreiro é o caminho da pena e da espada, esse conceito vem do antigo Japão feudal e determinava que a nobreza (Bushi) dominasse tanto a Arte da Guerra quanto a leitura, e que ele deve apreciar ambas as Artes. O Bushi deve aprender o caminho de todas as profissões, se informar sobre todos os assuntos, apreciar as Artes e quando não estiver ocupado em suas obrigações militares. É seu dever estar sempre a praticar algo, seja leitura ou escrita, armazenado em sua mente a historia antiga e o conhecimento geral, comportando-se bem a todo o momento para ter uma postura digna de um Samurai, tudo isso sem desviar do verdadeiro caminho, o Bushido.

 

A etiqueta deve ser seguida, todos os dias da vida quotidiana, assim como na guerra pelos Samurais. Sinceridade e honestidade são as virtudes que avaliam suas vidas. Transcender um pacto de fidelidade completa e confiança está ligado á dignidade. Os Samurais também precisavam de auto controle, desapego e austeridade para manter sua honra, em função disso podemos dizer que o Samurai é o guerreiro completo e seu código de honra ‘ O Bushido ’ tem forte influência no estilo de vida do povo Japonês e oferece uma explicação do carácter e da indomável força interior desse povo.

 

Para o Bushido, o caminho do guerreiro exige que a conduta de um homem seja correcta em todos os sentidos, desta forma, a preguiça é um mal que deve ser abominado. Mas existe problemas quando a pessoa se apoia no futuro, pois torna-se preguiçosa e indolente, já que deixam para amanhã, aquilo que poderia ser feito hoje. Pessoas que agem desta maneira, não seguem o verdadeiro preceito do Bushido, que de um modo geral, é a aceitação resoluta da morte…